Pesquisa revela que lideranças empresariais veem oportunidades de mitigação de riscos e de redução de custos à medida que as cadeias de suprimentos se estabilizam

project44

No pós-pandemia, os embarcadores procuram evitar futuras perturbações otimizando os modelos de negócio em supply chain e melhorando a velocidade de resposta

São Paulo, outubro de 2023 – As cadeias de suprimentos se recuperaram em grande parte do caos e da interrupção ligados à pandemia de COVID-19, mas as lideranças empresariais globais estão empenhadas em garantir que nenhum futuro evento atípico cause impacto de nível similar. Essa determinação é sinalizada por executivos, diretores e gerentes da área de supply chain que participaram de uma pesquisa para um novo white paper da IDC* patrocinado pela project44, plataforma líder em visibilidade na cadeia de suprimentos.

Para evitar interrupções futuras, as lideranças estão priorizando iniciativas de otimização que melhorem a visibilidade de ponta a ponta e a velocidade de resposta para impulsionar um desempenho mais ágil e lidar com riscos críticos para os negócios. A pesquisa, realizada no primeiro trimestre de 2023, explorou as tendências e os desafios da cadeia de suprimentos relacionados ao aproveitamento de dados, automação, inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (machine learning) para aprimorar a visibilidade de processos e a velocidade de resposta.

Participaram mais de 1.000 entrevistados de vários setores, incluindo executivos da cadeia de suprimentos, diretores e gerentes representando empresas com receitas variando de US$ 100 milhões a mais de US$ 1 bilhão em 14 países localizados nas regiões da América do Norte, América Latina, EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e APAC (Ásia-Pacífico).

Os entrevistados em cargos de alto escalão (C-level) classificaram a otimização da cadeia de suprimentos para reduzir custos como uma prioridade máxima nos próximos 12 meses. Quando questionados sobre onde reside a maior oportunidade para alcançar tal objetivo, os entrevistados identificaram a capacidade de reagir mais rapidamente quando ocorrem interrupções. Surpreendentemente, este sentimento foi constatado em todos os setores, incluindo o automotivo, o de manufatura industrial , o de ciências da vida, o varejo, o de bens de consumo embalados, o de alimentos e bebidas, o de petróleo e gás, a indústria química e o de materiais de construção. Outros achados importantes do white paper:

• Existem enormes oportunidades para melhorar a velocidade: mais de metade das empresas consultadas reconhecem que o compartilhamento de informações num formato digital estruturado melhora o desempenho e a velocidade da cadeia de suprimentos, mas menos da metade dos dados logísticos são atualmente partilhados dessa forma.
  • A falta de visibilidade operacional custa caro: quase um terço dos entrevistados disseram que as empresas pagam demais pela logística ou perdem vendas/receitas devido à falta de visibilidade operacional na cadeia de suprimentos.
  • A visibilidade em tempo real permite que as cadeias de suprimentos aproveitem tecnologia avançada: a visibilidade em tempo real suporta o uso de automação, fluxos de trabalho simplificados, IA/ML e outros recursos para eliminar erros manuais, reduzir cargas de trabalho e melhorar a tomada de decisões em todas as fases da jornada.
  • As empresas estão investindo em soluções de visibilidade apesar da incerteza econômica: mais de 72% das organizações pesquisadas estão aumentando os investimentos em visibilidade ou mantendo-os estáveis.

“Embora impactado por constantes incidentes e atritos como a atual seca no Canal do Panamá, o cenário da cadeia de suprimentos assistiu a um retorno às condições pré-pandemia”, afirma Michael Cucchi, vice-presidente sênior de Marketing de Produto da project44. “É por isso que os líderes estão aproveitando esta oportunidade para melhorar a velocidade de resposta e a eficiência de custos – para evitar a repetição de falhas, custos e perdas de vendas do período da COVID. Isso não é possível sem visibilidade avançada em tempo real combinada com aprendizado de máquina e automação de última geração.”

“Ter uma melhor compreensão das principais tendências que estamos vendo na tecnologia da cadeia de suprimentos é necessário para aumentar a velocidade e a precisão de resposta, além da visibilidade de ponta a ponta”, comenta Simon Ellis, analista líder da cadeia de suprimentos e vice-presidente de grupo na IDC. "Nossa pesquisa mostra que a única maneira de as empresas atingirem essa velocidade e tomarem decisões mais eficientes e informadas é melhorar a visibilidade, a clareza das informações e o controle sobre suas cadeias de suprimentos. Esses dados mostram que a maioria das empresas está priorizando iniciativas semelhantes.”

O white paper completo oferece detalhes abrangentes sobre os desafios e oportunidades que os líderes da cadeia de suprimentos enfrentam hoje, bem como insights práticos sobre como as organizações podem criar eficiências e mitigar riscos para evitar interrupções no futuro. O documento, em inglês, pode ser acessado neste link.

*Fonte: White Paper da IDC, patrocinado pela project44, “Driving Response Velocity and Cost Efficiency with Supply Chain Viability”, documento #US51214923, setembro de 2023

Sobre a project44

A project44 tem a missão de fazer as cadeias de suprimentos funcionarem. Como o tecido conectivo da cadeia de suprimentos, a project44 opera a plataforma de visibilidade de ponta a ponta neutra mais confiável do mundo, que rastreia mais de 1 bilhão de remessas únicas anualmente para mais de 1.300 das principais marcas do mundo, incluindo as principais empresas de manufatura, automotivo, varejo, ciências da vida, alimentos e bebidas e petróleo, química e gás. Utilizando a project44, embarcadores e transportadores em todo o mundo geram maior previsibilidade, resiliência e sustentabilidade.

Líder indiscutível no mercado, a project44 foi nomeada Líder no Gartner Magic Quadrant, nº 1 no FreightWaves FreightTech 2022, oito vezes líder em satisfação do cliente no Supply Chain Visibility Grid da G2, um dos 100 Great Supply Chain Partners of 2022 da SupplyChainBrain e a Escolha do Cliente no relatório Voz do Cliente do Gartner Peer Insights. A project44 está sediada em Chicago com uma equipe diversificada que abrange 23 escritórios globais, incluindo Austin, Amsterdã, Cracóvia, Paris, São Paulo, Xangai e Tóquio. Saiba mais no site da empresa.

project44

Habla con un experto en visibilidad hoy

Si tiene alguna pregunta sobre project44, no dude en solicitar una demostración.

Empezar